Tesla ativa 4 “novos” Stall em Alcácer do Sal após aprovação da DGEG

Share

Com a entrada em vigor do novo regime da mobilidade elétrica, a Tesla acaba de ligar os 4 stalls adicionais em Alcácer do Sal, que estavam inativos desde a sua instalação.

Foi uma situação que evoluiu rapidamente, com a Tesla a confirmar oficialmente a obtenção da autorização da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para proceder à ativação dos novos postos de carregamento elétrico.

Esta mudança surge um dia após a aprovação do novo regime legal da mobilidade elétrica, que promete simplificar o processo de instalação e operação de infraestruturas de carregamento em Portugal.


Ganha desconto na aquisição do teu Tesla! Usa o link de referência:
https://www.tesla.com/pt_pt/referral/miguel398530

Mais potência e menos espera

A ativação destes novos postos representa um alívio importante para os utilizadores de veículos elétricos que circulam no Alentejo ou fazem viagens Lisboa–Algarve. Alcácer do Sal é uma paragem estratégica e, com 14 stalls ativos agora, ganha maior capacidade para absorver o aumento de utilizadores por esta altura do ano.

Mas a expansão está longe de ser concluída! Há mais 14 stalls V4 a caminho que estão a ser instalados, além do upgrade dos existentes.

Um exemplo real: a diferença entre esperar… ou seguir viagem

Numa recente viagem ao Algarve (vídeo em breve no canal), enfrentámos uma fila com 15 carros em espera, além dos 10 já a carregar no Supercharger de Alcácer do Sal, situação comum em períodos de férias ou fins de semana. Já o Diogo na visita que fez para gravar o vídeo do nosso “Tesla Supercharger Tour”, também demonstrou não só esses 4 stalls inativos como também alguma fila que já se formava no local.

Fazendo algumas contas, e assumindo que cada carro demora 30 minutos a carregar, aqui está o impacto real da ativação dos novos stalls:

Antes (com 10 stalls ativos):

  • 10 carros a carregar
  • 15 carros em fila → precisam de 1,5 horas (3 rondas) para entrar todos
  • O último carro espera cerca de 90 minutos até poder começar a carregar
  • Tempo total até terminar a carga: ~2 horas

Agora (com 14 stalls ativos):

  • 14 carros a carregar
  • 15 carros em fila → precisam de apenas 1,1 rondas (~35 minutos para entrarem todos)
  • O último carro espera cerca de 35 minutos até poder começar a carregar
  • Tempo total até terminar a carga: ~1h05

Resultado: Ganham-se cerca de 55 minutos para os últimos da fila — quase 1 hora de diferença numa situação real. Esta melhoria tem impacto direto na fluidez das viagens e na satisfação dos condutores.

Os primeiros passos já foram dados e certamente que não estará longe a ativação das expansões que estão prestes a terminar, como Fátima, Mealhada e Alcantarilha.