A Tesla acaba de lançar a atualização de software 2025.2.6 que introduz radar 4D no interior do veículo – e que comentamos neste artigo. Disponível inicialmente para o novo Model Y, esta tecnologia representa um avanço significativo na capacidade dos veículos elétricos da marca em monitorar e proteger os seus ocupantes.
Obtém desconto na aquisição do teu Tesla! Usa o link de referência: https://www.tesla.com/pt_pt/referral/diogo11025
Como funciona o radar interno?
Diferentemente dos sistemas baseados em visão, o radar interno utiliza ondas de rádio para medir com precisão as dimensões dos objetos e detectar o movimento. No caso dos veículos Tesla, este radar é utilizado para classificar corretamente os passageiros, permitindo que o sistema de airbags seja ativado de forma mais eficaz em caso de colisão.
Com efeito, a Tesla planeia expandir as funcionalidades do radar interno. No futuro, o sistema será capaz de detetar passageiros esquecidos no veículo, monitorizando os seus sinais vitais, como batimentos cardíacos e padrões de respiração. Em caso de emergência, o veículo poderá enviar uma notificação para o proprietário, ativar o sistema de ar-condicionado e contactar os serviços de emergência.
Além de aumentar a segurança dos passageiros, o radar interno também contribui para a redução dos custos de produção. Ao eliminar a necessidade de sensores tradicionais de assentos, a Tesla simplifica o design do interior dos seus veículos e reduz o número de componentes.
Disponibilidade nos veículos e funcionalidades
Contudo, a atualização que introduz o radar interno está disponível apenas para os modelos Model Y equipados com radar interno, ou seja, unidades vendidas a partir de 2022. A Tesla planeia expandir esta funcionalidade para outros modelos no futuro, tais como o novo Model 3 apresentado em 2023.
Por fim, a deteção de passageiros nos bancos traseiros será implementada no terceiro trimestre de 2025, através de uma atualização de software over-the-air. Esta nova funcionalidade permitirá que o veículo detete a presença de crianças nos bancos traseiros e tome as medidas adequadas em caso de emergência, como abrir a janela ou ligar para os serviços de emergência.
Via: Not a Tesla App
3 Responses
[…] boa novidade é a segurança do habitáculo aprimorada, com a utilização do radar interno, agora padrão em todos os novos Model Y de 2025. Esta tecnologia, que já equipava alguns modelos […]
[…] análise do código, é a futura funcionalidade de deteção de crianças. Tal como já comentámos aqui, caso uma criança seja deixada sozinha no veículo, o sistema poderá ativar automaticamente a […]
[…] efeito, esta funcionalidade utiliza um radar inovador no habitáculo. O sistema distingue entre adultos e crianças por forma a reduzir os falsos alertas […]