DdB Diogo #10 – Colocação películas de vidro e emblemas em preto

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Uma das coisas que gostava bastante no Nissan Leaf era o facto de vir de fábrica com os vidros traseiros escurecidos. Isto porque permite não só mais privacidade a quem viaja atrás como também protege dos raios ultravioleta e calor.

Assim, depois de muito pesquisar, percebi que era possível colocar as películas nos vidros, mas para isso tinha de cumprir com uma série de regras. Primeiro, tinha de arranjar alguém que me fizesse o serviço, pois jamais iria arriscar fazer algo deste género no carro sozinho. Depois há várias coisas que temos de ter em conta antes de aplicar as películas:

  1. As películas têm de ser homologadas – lista disponível no site do IMT aqui;
  2. Têm de respeitar o fator de transmissão luminosa definido por lei;
  3. A alteração tem de ser feita por uma empresa que tenha Certificado de Aplicação;
  4. Fazer o averbamento no certificado de matrícula, após a aprovação das películas em inspeção extraordinária efetuada nos Centros de Inspeção técnica da Categoria B.

O mais difícil foi selecionar a empresa que iria tratar de (quase) tudo, pois o que não falta por aí são opções. Por um lado, procurava alguém que colocasse películas, mas também tratasse de detalhe automóvel, já que precisava de ajuda para trocar os emblemas em preto – mas já lá vamos.

No final acabei por escolher a Monteiros Detail, na Póvoa de Santa Iria. O feedback que tinha recolhido era bastante positivo e o preço pelo serviço também era bastante interessante tendo em conta os orçamentos que tinha. Na realidade, eles subcontratam o serviço de colocação de películas a uma empresa com a tal Certificado de Aplicação, pois focam-se mais em aspetos como a colocação de PPF, proteções de cerâmica, instalação de acessórios, etc. Ainda assim, também disponibilizam o serviço de levar o carro à Inspeção B, ficando eu apenas com o ónus do averbamento no IMT.

Por falar em preço, este poderá ser um grande “turn off” para muita gente, não pelas películas em si, mas sim pelas taxas cobradas tanto na Inspeção como no IMT para fazer o averbamento. À data deste artigo, estamos a falar de cerca de 125€ da Inspeção e 150€ do averbamento! Tendo em conta que coloquei as películas em todos os vidros atrás do pilar B (vidros das portas traseiras + parte do óculo traseiro), a “brincadeira” ultrapassou os 500€, o que é um exagero para o efeito que é. Por fim, o que importa é que o resultado foi bastante positivo e correspondeu às expectativas, conforme podem ver nas fotos seguintes:

No meu caso, escolhi películas com transmissão luminosa de 50% que é o que por regra vemos nos carros que já vêm com vidros escuros de fábrica (como o Leaf). Esteticamente dá logo um outro ar ao carro, sem escurecer demasiado os vidros. No caso do óculo traseiro, coloquei película apenas onde não tinha já que parte da que está aplicada no tecto de vidro abrange o óculo. Visto de dentro nota-se perfeitamente onde começa a “nova” película, mas por forma é praticamente impercetível.

Com efeito, uma das recomendações que me foi feita e que aceitei de imediato – pois visualmente não gosto de vidros demasiados escurecidos – foi a de não usar uma película com pouca transmissão luminosa (por exemplo 25% ou mesmo apenas 5%), pois ficaremos mais suscetíveis a sermos parados pela polícia para verificação da documentação. Por outras palavras, vidros mais escurecidos chamam mais à atenção e mesmo com a documentação toda certa, é tempo que poderemos vir a perder em operações STOP, por exemplo.

Agora o próximo passo é tratar do averbamento. Através da app SIGA, só conseguia marcação para outubro no IMT em Lisboa, o que é muito tempo para andar com o carro na estrada com documentação em não conformidade. Por isso, aproveitei que ia estar de férias e marquei no IMT de Évora que já tinha disponibilidade de um dia para o outro! Para malta de Lisboa, #ficaadica 😉

Para tratar dos emblemas, ou seja, colocar o “T” da frente e as letras “TESLA” atrás em preto, tive de encomendar numa loja de acessórios os mesmos já que a Tesla não tem originais em preto.

Como já tinha tido uma boa experiência com acessórios anteriores, voltei a usar a Tesery e encomendei os emblemas em fibra de carbono, uma vez que achei mais bonito do que totalmente em preto. O preço foi de cerca de 35€ (valor ao qual à que adicionar a mão-de-obra da Monteiros Detail).

Mais uma vez, o resultado foi muito bom – até acho que os Teslas em cor branca deviam vir assim de fábrica!

Entretanto fiz também um vídeo onde falo um pouco deste assunto:

Pensam em fazer alguma destas alterações ao vosso Tesla?