DdB Diogo #06 – Kit para reparação de tinta

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Ao fim de pouco mais que 3 meses, eis que fui surpreendido por um risco no carro. Na realidade, parece ter sido mais uma pancada “cirúrgica”, pois tirou uma boa camada de tinta (em profundidade) mas sem amolgar.

Para ser sincero, não faço ideia de como aconteceu. Ainda dei uma vista de olhos no Sentry mas nem sempre ativo a gravação, pelo que pode ter acontecido sem vigilância. Por outro lado, estou quase certo de que não fui eu a fazer, pois situa-se na frente do carro, onde é feita a transição do capô para o para-choques (conforme mostram as imagens em baixo), que é uma zona que tipicamente controlo com facilidade.

Não é algo muito grande (tamanho de um feijão), e chega a passar despercebido se o carro tiver sujo, sobretudo com alguns insetos. Mas como sou bastante cuidadoso com o Tesla e tento manter sempre limpo, é algo que acaba por ser visível no dia-a-dia.

Assim, comecei a investigar formas que corrigir esta parte danificada da tinta. Com efeito, tinha-me lembrado de ter visto kits de reparação de tinta em alguns sites dedicados a vender acessórios para veículos Tesla. Um deles é o Green Drive. Trata-se de uma empresa com sede em França, o que torna os envios extremamente rápidos, criada em 2019 e que tem avaliações bastante boas nos seus produtos. Resolvi arriscar e encomendar a “Caneta de retoque Tesla Model 3“.

ATENÇÃO! É importante confirmar o código da cor do veículo antes de encomendar. No meu caso, o Tesla é branco e o código da cor é PPSW, conforme podemos encontrar perto do “gancho” no chassi, do lado da porta do condutor.

Além da tinta em si, o site também recomenda adquirir um verniz brilhante para passar no fim, e foi o que fiz.

Passado menos de 1 semana, a encomenda chegou e dentro do primeiro pacote tinha duas tintas: Um primário e um solvente.

O primário, como o próprio nome indica, é a tinta que passamos primeiro e que tem o tom branco base. Então, tirei o excesso de tinta do pincel e tentei passar apenas na zona afetada, ou seja, onde não tem tinta. Depois de esperar 10/15 minutos para secar, passei o solvente que é o que dá o tom pérola da tinta do Tesla. Por fim, esperei mais uns 10 minutos e passei o verniz brilhante. E este foi o resultado.

A minha expectativa para o resulado final era baixa, pois a informação que encontrei na internet dizia que quando usamos estes produtos, a cor nunca fica 100% igual. Por isso, considero muito bom o resultado, pois ficou claramente acima das expectativas que tinha. Não ficou perfeito, claro, mas foi a primeira vez que fiz algo do género. E se o virmos com luz natural, é praticamente imperceptível. Só se tivermos a menos de 1 metro do carro e soubermos onde procurar.

Por isso, fica a dica para quem tem pequenas falhas ou riscos no Tesla – aliás, o próprio vendedor adverte que para algo mais extensivo, esta solução não é a mais indicada.