Tesla permite agora ajustar sensibilidade dos Limpa-Para-Brisas

Share

A Tesla lançou recentemente a atualização de primavera 2024.14 e, juntamente com ela, atualizou os manuais dos veículos para incluir novas informações, nomeadamente sobre os sistemas Autowiper (limpa-para-brisas automático)

Com efeito, o sistema automático dos limpa-para-brisas dos Tesla nem sempre opera conforme esperado. E agora, a atualização 2024.14 introduz uma nova funcionalidade para tentar melhorar a eficiência do sistema.

Aumentando a Sensitividade

Atualmente os Tesla usam as câmaras para detetar humidade no para-brisas e acionar as escovas. O sistema também determina a velocidade e intensidade da limpeza de forma autónoma.

A novidade reside na possibilidade do condutor aumentar temporariamente a sensibilidade do limpa-para-brisas mesmo quando o sistema está em modo automático. Para tal, basta pressionar o botão presente no volante para realizar uma única limpeza manual.

De acordo com o manual da Tesla: “Pressionar o botão do limpa-para-brisas enquanto o sistema Autowiper está ativo aumenta temporariamente a sua sensibilidade.”

Esta é uma mudança interessante, pois mostra a dificuldade da Tesla em aperfeiçoar o sistema Autowiper apenas com o hardware atual. Ao permitir que a ativação da limpez através do botão no volante alimente a rede neural e os modelos de aprendizagem automática, a Tesla abre caminho para melhorias futuras, mesmo com as limitações do alcance da câmara.

Conclusão

Por fim, fica claro que esta solução fica longe do ideal, apesar de atenuar este problema no caso de falta de sensibilidade do limpa-para-brisas. No entanto, também acontece o oposto, ou seja, sensibilidade a mais – ainda hoje, data em que é lançado este artigo, o limpa-para-brisas ativou sozinho duas vezes com céu limpo e 30ºC.

A verdade é que será uma tarefa difícil resovler de forma definitiva este problema sem a presença de sensores no para-brisas.


Via: Not a Tesla App | Imagem: Kevin Smith (YouTube)