Assistente de Voz a caminho dos Tesla?

Share

A Tesla pode estar prestes a abandonar os comandos de voz nos seus carros para dar lugar a um assistente de voz integrado. Esta notícia surge graças ao utilizador do X Greentheonly, conhecido por explorar o software da Tesla através da descompilação do firmware, onde desta vez encontrou indícios iniciais da integração de um assistente de voz.

De acordo com as descobertas de Greentheonly, a Tesla parece estar a desenvolver a sua própria solução em vez de integrar um assistente já existente, como acontece no caso da Alexa (Amazon) que é usado pela Rivian. Aliás, a Tesla já criou o seu próprio assistente para o mercado chinês, utilizando tecnologia interna e algumas soluções de software disponíveis. Ainda, o código-fonte sugere que o assistente de voz poderá ser ativado através de uma palavra-chave, eliminando assim a necessidade de pressionar o botão no volante.

Compatibilidade

Por outro lado, ainda não foram encontradas novidades no código sobre a compatibilidade dos veículos Tesla com o novo assistente de voz. No entanto, temos observado recentemente a retirada por parte da Tesla de certas funcionalidades de modelos mais antigos que utilizam processadores Intel. Dito isto, um assistente de voz não requer tipicamente um processamento intensivo, além de que a Tesla pode optar por implementá-lo de forma a que os comandos de voz sejam processados localmente no veículo ou através da internet.

Mas as descobertas não ficam por aqui. O software também faz referência à tecnologia de conversão texto-para-voz da Microsoft e, especificamente, a uma voz chamada de Jenny “Natural”. Esta voz parece ser uma boa opção já que ofereceria um tom natural ao assistente de voz da Tesla – embora não seja muito diferente do que se encontra em outros assistentes.

Lançamento

A Tesla tem vindo a ser mais cautelosa na inclusão de informações sobre funcionalidades não lançadas no seu software, de forma a evitar fugas de informação. Ainda assim, quando alguém como o Greentheonly encontra algo do género, é porque o seu lançamento para os utilizadores deverá estar para breve, quem sabe ainda este ano.


Via: Not a Tesla App | Imagem: Hertz