Elon Musk põe travão no crescimento da Rede Supercharger da Tesla

Share

A Tesla anunciou recentemente uma mudança estratégica significativa na expansão da sua rede Supercharger. O CEO da empresa Elon Musk informou que a equipa responsável pelos Superchargers foi dispensada. Esta decisão faz parte de uma iniciativa da empresa em reduzir cerca de 10% dos trabalhadores da companhia.

Foco na Qualidade e Expansão de Locais Existentes

Apesar da redução da equipa, a Tesla planeia continuar a fazer crescer a rede Supercharger, embora a um ritmo mais lento para novos locais. A prioridade agora será garantir “100% de tempo de atividade e expansão dos locais existentes”. Esta abordagem dá-nos pistas sobre a aposta da Tesla na qualidade e a confiabilidade do serviço oferecido aos utilizadores de veículos elétricos (VEs).

Recentemente, a Tesla abriu o acesso aos Superchargers em vários países para outros fabricantes de automóveis, como Rivian e Ford. Além disso, mais de dez grandes empresas do sector automóvel estão programadas para receber “compatibilidade de carregamento” nas localizações norte-americanas. Recordando, a Tesla adotou o conector NACS nos Estados Unidos – enquanto na Europa temos o CCS – e agora vários fabricantes estão a optar por instalar este conector nos seus veículos a partir de 2025.

Reações e Desafios Futuros

Com efeito, esta decisão de desacelerar a expansão levantou questões sobre o timing da estratégia. Por exemplo, alguns estados americanos como Havai e Alasca, têm apenas alguns Superchargers, limitando as opções de carregamento para os utilizadores. Por outro lado, existem áreas rurais que enfrentam desafios, exigindo viagens significativas até ao Supercharger mais próximo. Embora muitos proprietários de VEs carreguem seus carros em casa, essa não é uma opção viável para todos.

Por fim, o timing ainda é mais estranho pois a Tesla encontra-se em franco crescimento nas vendas dos seus veículos elétricos, apesar dos últimos resultados financeiros menos positivos. E isso irá requerer, logicamente, mais locais de carregamento.


Via: Teslarati | Imagem: Designer da Microsoft