Ddb Miguel #04 – Consumos Inverno vs Verão [existe diferença]

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O nosso subconsciente está habituado a uma realidade nos veículos a combustão que ainda está longe dos veículos elétricos, como autonomias de 700 kms e bombas de combustível em qualquer lugar. Por isso, é importante perceber o que afeta a autonomia dos veículos elétricos.

Não digo que nos temos de adaptar, mas sim perceber a tecnologia temos nas nossas mãos por forma a minimizar a probabilidade sermos surpreendidos.

Como podem ler nos meus Diários de Bordo [#01, #02 e #03] ou o podcast Os Geeks, onde é comum discutirmos sobre veículos elétricos, faço alguns quilómetros por ano – e todas as semanas faço Abrantes -> Lisboa -> Abrantes por Auto-Estrada. E como tenho uma subscrição no Teslafi (link de afiliado), consigo ter uma boa base de dados.

O meu objetivo é partilhar alguns dados e identificar algumas tendências. Deste modo, podem ficar mais em alerta quando identificarem situações parecidas com as vossas. No entanto, é importante sublinhar que as condições podem mudar ao longo de uma viagem e que se deve ter sempre um plano de backup, além de que no planeamento da viagem convém chegar sempre com alguma energia a mais.

Após fazer uma limpeza de dados, consigo assim ter 104 viagens:
(Abrantes -> Lisboa + Lisboa -> Abrantes)

  • Período: 12 de Abril de 2023 -> 11 de Abril de 2024
  • Total de km’s: 15.638 kms
  • Total de kWh consumidos: 2.844,22 kWh
  • Média: 182 Wh/km (18,2 kWh/100Km)

Ao dividir as viagens pelas estações do ano, podemos identificar que temos uma melhor eficiência na Primavera e no Verão e que o Inverno é onde o consumo é mais elevado.

Inclusive, se colocar o consumo médio de todas as viagens em barras e traçar uma linha com a temperatura exterior, conseguimos facilmente identificar aqui 2 padrões:
Quando a temperatura é mais elevada (média de 21,8º C), a média é de 173 Wh/km em vez dos 191 Wh/km quando temos uma temperatura mais baixa (média de 14,5º C). Esta baixa de temperatura começou a meio de Outubro de 2023.

Mas o que é que esta diferença (173 Wh/km vs 191 Wh/km) significa na realidade? O mais fácil será traduzir esta diferença em kms.

Primeiro, vamos converter a média Wh/km para kWh/100km, onde apenas temos de multiplicar por 0.1, pois a relação é: 1Wh/km = 0.1kWh/100km. Sendo assim, a nossa média é de 17,3 kWh/100km e 19,1 kWh/100km.

Se olhar para os últimos carregamentos (informação Teslafi), consigo calcular que dos 90% até aos 15% vou gastar 36,2 kWh de bateria1. Uma percentagem aceitável, tanto para a partida como para a chegada. Como tal, com uma média de 17,3 kWh/100km, usando 75% da bateria, consigo fazer 209 km, enquanto que com uma média de 195 kWh/100km apenas consigo fazer 186 km. Uma diferença de 24km.

De notar que estas médias são em AE e a uma média 125km/h – fora da AE também vou a respeitar os limites. Por último, se andarem em cidade e nacionais, respeitando os limites, estas médias vão ser mais baixas e consequentemente conseguem mais kms com um uso de 75% de bateria, por exemplo.

Com isto em mente, a verdade é que nunca tive ansiedade se chegava ao destino ou não. No entanto, sou uma pessoa precavida e tento sempre programar as viagens com três requisitos mínimos:

  • Chegar com margem de tempo
  • Chegar com pelo menos 15% de bateria (pode ser menos mas o destino tem de ser um Tesla SuperCharger)
  • Ter 2 postos de carregamentos diferentes na zona, caso algum esteja avariado ou ocupado.

Desta forma, reduzo o stress e ansiedade de ficar sem bateria, tornado a experiência muito mais agradável.


  1. (já tenho degradação na bateria, tenham isso em conta) ↩︎