Finalmente chegou o dia de ir buscar o meu novo Tesla Model 3! O processo de levantamento foi muito organizado e eficiente, e fiquei impressionado com a rapidez do processo.
O meu levantamento estava originalmente marcado para dia 25 de março às 17:00 na Rodo Cargo, uma enorme base logística no Carregado. Porém, consegui entrar em contato com o Delivery Manager da Tesla na véspera que confirmou a possibilidade de antecipar em algumas horas a entrega. Ao chegar à Rodo Cargo, passei por vários camiões estacionados na estrada já perto da entrada, cheios de Teslas prontos para serem descarregados, conforme mostra o vídeo abaixo.
Dentro do local, havia uma zona dedicado à entrega de Teslas. Naquele momento estavam cerca de 15 Teslas estacionados com os quatro piscas ligados, prontos para serem entregues. Havia também um pequeno contentor tipo pré-fabricado, onde é feito o atendimento. Ainda assim, o local até era bastante acolhedor, com café e sofás para ajudarem na espera.
Atendimento e Entrega do Tesla
A primeira coisa que temos de fazer quando chegamos ao local é digitalizar um código QR com o smartphone. Um formulário online é aberto no navegador do dispositivo onde apenas temos que inserir o nosso nome, numa espécie de check-in. Depois é só esperar que nos chamem pelo nome.
O processo de atendimento foi bastante organizado e rápido. Os colaboradores da Tesla responsáveis pelo atendimento fazem e dizem exatamente as mesmas coisas a todos os clientes. Deste modo, o processo não demora mais de 10 minutos por cliente – desde que apresentam toda a documentação já pronta, claro. Quando cheguei, o meu carro ainda não estava no parque de entrega. Porém, reparei que a cada 5/10 minutos aproximadamente, um funcionário da Tesla trazia novos carros para o parque. Passado algum tempo, vi finalmente o meu carro a chegar!
Quando chegou a minha vez, demorei uns 15/20 minutos a concluir o processo, pois além de levantar o Tesla, ia entregar o meu Nissan Leaf como retoma, o que exigiu alguma burocracia adicional. Estes foram alguns dos documentos necessários para o processo:
- Comprovativo de Seguro do Tesla
- Requerimento de Registo Automóvel enviado previamente pela Tesla – os dados relativos ao vendedor (Tesla) já estavam pré-preenchidos. Assim, preenchi previamente os meus dados (comprador) e deixei para assinar presencialmente na entrega
- Cartão de Cidadão
- Documento Único Automóvel (DUA) do Nissan Leaf
- Documento da Inspeção do Nissan Leaf (veículo com quase 5 anos e, por isso, já com inspeção feita)
- Chaves do Nissan Leaf
Com efeito, todo o processo é bastante impessoal e, por isso, diferente do habitual quando vamos buscar um carro novo. É literalmente sempre a aviar. Adicionalmente, pareceu-me que um dos funcionários presentes e que não estava a fazer o atendimento seria a pessoa que nos ajudaria caso precisássemos esclarecer alguma dúvida sobre o carro. Aliás, eu já tinha visto esse funcionário – um vendedor – no Service Center de Belas.
Por fim, com tudo tratado, recebi a “Declaração de Venda e Notificação ao IMT” – válida por 60 dias até chegar o DUA – e as duas chaves-cartões do Tesla. Fiz uma inspeção visual ao carro – exterior e interior – e como estava tudo OK, entrei no carro e fiz-me à estrada, regressando a Lisboa.
Boa tarde,
Por curiosidade, qual a percentagem de carga da bateria do Tesla quando o mesmo lhe foi entregue?
Obrigado,
Boa tarde Tiago! Não me recordo com precisão, mas pelo menos 50% tinha de certeza.