Tesla Superchargers Portugal: Uma nova esperança

Share

Desde 2021 que a expansão da rede Tesla Superchargers em Portugal parou. Por trás deste motivo estão as “regras” apertadas impostas pela Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, a MOBI.E. Mas segundo informações recentes, as coisas poderão estar prestes a mudar.

De acordo com Rohan Patel, Vice-Presidente de Política Pública e Desenvolvimento de Negócios da Tesla, a empresa está pronta para trabalhar com o novo governo português para expandir a sua rede de Superchargers em Portugal. Este comentário surgiu na sequência de um tweet do Tesla Clube Portugal, que expressou a sua frustração com a falta de expansão da rede Supercharger no nosso país. A Tesla Charging também respondeu ao tweet, dizendo que os condutores de veículos elétricos em Portugal pagam mais e têm menos opções devido ao atual monopólio.

Com efeito, Patel afirmou que a Tesla está “muito grata” aos seus clientes portugueses pela sua lealdade, paciência e apoio. Ele também disse que a Tesla está “muito otimista” de que o novo governo fará algumas reformas para se alinhar com a Europa, em vez de continuar com o monopólio que só funciona em Portugal.

Bruno Lourinhã, Country Service Manager Portugal na Tesla, também reagiu ao tweet de Rohan Patel. Ele disse que a rede de Superchargers da Tesla é uma parte importante para alcançar a missão de acelerar a transição para energias sustentáveis.

Com esta nova esperança, espera-se que nos próximos tempos vejamos mais novidades relativamente à expansão dos Superchargers em Portugal. É unânime que a lei de carregamento de Portugal precisa de ser reformulada, pois a lei da UE (“AFIR”) diz que os operadores de pontos de carregamento, como a Tesla, têm o direito de fornecer serviços de carregamento.