Tesla vai reforçar proteção de baterias em Model S e Model X selecionados

Share

A Tesla iniciou uma campanha de serviço proativa para substituir os vedantes da bateria de alta tensão em alguns dos seus veículos Model S e Model X. Esta medida preventiva pretende aumentar a resistência destes componentes. A sua função é muito importante na proteção contra a entrada de água em situações extremas, como inundações.

Modelos Abrangidos e Motivo da Intervenção

A ação de serviço da Tesla destina-se a proprietários de veículos Model S e Model X fabricados entre janeiro de 2021 e 22 de setembro de 2022. O componente específico que a Tesla irá substituir são os êmbolos dos pórticos da bateria de alta tensão, também conhecidos como portas de drenagem ou “flood ports”. Com efeito, estes elementos são concebidos para permitir a saída de água em caso de raras fugas internas na bateria.


Obtém desconto na aquisição do teu Tesla! Usa o link de referência: https://www.tesla.com/pt_pt/referral/diogo11025


As novas peças que a Tesla irá instalar foram projetadas para oferecer uma proteção melhorada contra a entrada de água externa, particularmente em cenários de submersão ou outros impactos de água de grande intensidade. Embora a Tesla não o tenha confirmado oficialmente, esta medida pode ser consequência direta de um incidente ocorrido em outubro de 2023. Nessa altura, um Model X submerso sofreu um incêndio na bateria, o que destaca a importância destes vedantes.

Notificação aos Proprietários de Model S e X

A Tesla está a contactar diretamente os proprietários dos veículos afetados através de uma notificação e mensagem na sua aplicação móvel Tesla. É importante frisar que, para já, os proprietários não precisam de tomar qualquer iniciativa.

Assim que as peças de substituição estiverem disponíveis para um veículo específico, a Tesla enviará uma nova notificação através da aplicação. Esta segunda notificação incentivará o proprietário a agendar uma visita de serviço.

Detalhes adicionais

É fundamental sublinhar que se trata de uma ação de serviço voluntária e totalmente gratuita para o cliente. A Tesla irá realizar esta substituição como um gesto de boa vontade (“goodwill service”), mesmo que o veículo em questão já tenha ultrapassado o período da garantia limitada da bateria.

O serviço consiste na substituição de todas as cinco portas de drenagem da bateria e, caso seja necessário, dos respetivos respiros e tampas associadas. Esta intervenção terá de ser realizada num Centro de Serviço Tesla. Devido à natureza do trabalho, não estará disponível através dos Tesla Mobile Rangers (o serviço móvel ao domicílio).

Por fim, estima-se que a duração para o procedimento é de aproximadamente 90 minutos para o Model S e cerca de 60 minutos para o Model X. É, sem dúvida, uma intervenção rápida tendo em conta que visa a segurança a longo prazo.


Via: Not a Tesla App | Imagem: TCARS