Apple diz adeus ao sonho do carro elétrico: o fim do “Projeto Titan”

Share

Há quase uma década que surgem rumores sobre a Apple estar a trabalhar num carro elétrico autónomo mas agora parece que esse projeto foi oficialmente descartado.

Segundo o jornalista da Bloomberg e “guru” das notícias/leaks sobre a Apple, Mark Gurman, a empresa de Cupertino finalmente colocou um ponto final no seu tão falado “Apple Car”, conhecido internamente como “Projeto Titan”. O diretor de operações, Jeff Williams, e o vice-presidente de tecnologia, Kevin Lynch, terão comunicado de surpresa aos cerca de 2 mil funcionários envolvidos o fim do projeto.

Com efeito, este fim não é totalmente imprevisível, já que o projeto teve muitas voltas e reviravoltas ao longo dos anos. A liderança e a estratégia da equipa do projeto mudaram mais vezes do que a Siri muda de sotaque (ainda sem português de Portugal 🤦‍♂️). Recentemente, a Apple terá calculado que o carro custaria cerca de US$100 mil, mas as margens de lucro não estariam nem de perto nem de longo ao nível da restante linha de produtos.

Parece que o conselho de administração da Apple terá posto um travão no projeto depois de mais de 20 mil milhões de dólares de investimento, que não tinham qualquer garantia de sucesso.

Mais recentemente, o The New York Times, divulgou que o principal motivo do fracasso foi o grande desafio que era desenvolver software e algoritmos para um carro com direção autónoma. Parece que fazer um carro andar sozinho é mais complicado do que se pensava, certo Elon?

Mas nem tudo são más notícias para os lados de Cupertino. Em vez de carros, a Maçã vai canalizar a sua energia e recursos para o mundo da inteligência artificial (IA) generativa. Será que estamos prestes a ver mais daquelas maravilhas de IA que nos fazem sentir como se estivéssemos a viver num episódio de Black Mirror?

Muitos funcionários do Projeto Titan vão ser transferidos para a divisão de IA da Apple, o que é uma notícia animadora. Mas por outro lado, alguns terão que ser inevitavelmente despedidos.

Por fim, embora o carro elétrico da Apple possa agora ser apenas uma miragem no deserto tecnológico, os fãs da Apple podem estar seguros de que mais novidades estão a caminho.

via MacMagazine