Tesla Model 3 prepara-se para receber câmara no para-choques frontal

Share

O Model 3 renovado (2024+) vai, finalmente, alinhar-se com o resto da gama Tesla ao incluir uma câmara no para-choques frontal. A novidade foi confirmado através de documentação regulatória chinesa, com fotos oficiais a mostrarem o novo equipamento já instalado no centro da grelha inferior.

Produzida na Giga Shanghai, esta versão deverá começar a sair para as estradas muito em breve.


Obtém benefícios na aquisição do teu Tesla! Usa o link de referência: https://www.tesla.com/pt_pt/referral/diogo11025


Câmara no para-choques frontal para toda a gama

Com efeito, a câmara inicialmente vista no Cybertruck e nos Model S/X, cobre o ângulo morto à frente do carro. O objetivo é ajudar em manobras a baixa velocidade e estacionamento, zonas onde a visibilidade de perto faz diferença. Inclusive, já estamos o autopark no novo Model 3 e podem ver esse vídeo em baixo.

Além do mais, esta alteração posiciona o Model 3 em linha com as exigências técnicas do FSD totalmente autónomo, que deverá beneficiar de uma visão mais completa em ambientes como parques ou garagens cheias.

A presença da nova câmara será agora transversal: o Model 3 torna-se o último Tesla a adotar este “upgrade”, depois do Model Y já o ter integrado na sua versão renovada. Assim, todos os novos Tesla passarão a contar com este extra de série, não apenas em variações topo de gama.

Possibilidade (ou não) de retrofit

Apesar da novidade, nem todos os proprietários antigos ficarão abrangidos. Segundo novos dados, modelos S e X de 2021 a 2025 têm preparação elétrica para um eventual retrofit. Já nos Model 3 produzidos desde 2024, existe inconstância: algumas viaturas têm porta livre no computador FSD, outras não. Ou seja, o retrofit pode ser viável em certas unidades, mas de momento não existe promessa de atualização para todos.

Neste momento, só a produção chinesa traz o novo equipamento confirmado. O mais provável é que Giga Berlin e Fremont sigam o mesmo caminho nos próximos meses, num movimento discreto, mas abrangente. Agora, a próxima questão será saber quando chegará aos mercados fora da China, já que a Tesla tende a aplicar as mudanças sem grandes anúncios públicos.


Via: Not a Tesla App