O canal do YouTube DCARSTUDIO, da China, publicou um vídeo onde realiza uma série de testes a diferentes veículos equipados com sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e funcionalidades semiautónomas. O evento reuniu 36 carros diferentes com um objetivo simples: avaliar o desempenho em situações de tráfego real. Assim, os condutores enfrentaram diversas situações de trânsito intenso e obstáculos inesperados.
Obtém desconto na aquisição do teu Tesla! Usa o link de referência: https://www.tesla.com/pt_pt/referral/diogo11025
Desempenhos diferenciados sob pressão
Os resultados mostraram diferenças claras entre marcas. No total, ocorreram 216 acidentes, o que sublinha desafios no setor. No entanto, a Tesla destacou-se desde o início. O Model 3 e o Model X foram os melhores, com 5 em 6 provas superadas. Embora usando apenas câmaras, estes modelos mostraram eficiência em manter-se na faixa e responder ao tráfego circundante. Além disso, o Model X conseguiu evitar até um javali, facto que impressionou os testers.
Por outro lado, várias marcas chinesas, como BYD, Xpeng e Great Wall Motor, ficaram abaixo do esperado. Alguns modelos não conseguiram resolver metade dos desafios. Ainda assim, a participação permitiu identificar áreas a melhorar – e muito! Entretanto, marcas como a Mercedes-Benz e Zeekr revelaram limitações sérias, já que falharam todos os cenários testados.
O vídeo completo pode ser visto de seguida:
Dados, software e o futuro da condução
A vantagem da Tesla parece residir na grande recolha de dados de estrada que os seus condutores partilham. Dessa forma, o software beneficia de milhares de horas de exemplos reais, o que aumenta a sua fiabilidade em situações complexas. Por isso, a maturidade tecnológica vai além do tipo de sensores, fazendo assim diferença na segurança final.
Diante destes resultados, percebe-se que a condução autónoma está a evoluir bem, mas ainda não dispensa a supervisão humana. No caso particular da Tesla, espera-se que muito em breve essa supervisão deixe de ser necessária.
Via: pplware

