O Nissan Leaf sempre ocupou um lugar especial no meu percurso automóvel. Entre 2019 e 2024, foi o meu fiel companheiro na transição para a mobilidade elétrica. Numa altura em que as opções eram poucas e a autonomia curta para muitas situações, o Leaf provou que era possível viver o dia a dia sem combustíveis fósseis. Agora, com a apresentação do novo Leaf 2025, é impossível não sentir nostalgia ao ver como o modelo evoluiu.
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Uma nova era: Nissan Leaf torna-se crossover
O Leaf 2025 marca uma mudança de paradigma. O hatchback dá lugar a um crossover, uma tendência não só do mercado como da restante gama Nissan. O design é mais aerodinâmico e moderno, inspirado no Ariya.


Por exemplo, as linhas fluidas, os puxadores embutidos e a iluminação dianteira e traseira refletem uma aposta clara na eficiência. O coeficiente de arrasto de 0,25 mostra que a Nissan ouviu os antigos proprietários, como eu, que sempre desejaram ver a autonomia maximizada.
Já o design em si é tudo menos consensual. Gosto da frente, sem dúvida, com muitas notas do Ariya, mas a traseira tem um ar um pouco retro, quase a dar umas dicas do KITT!? Talvez tenha preto a mais, ou seja, se fosse da mesma cor que o carro, podia ser mais interessante.
Mais autonomia finalmente!
Se há algo que me limitava no Leaf de 2019 era a autonomia, sobretudo em viagens longas. Na altura, havia duas opções de bateria: de 40 kWh (o meu) e 60kWh, cujo preço disparava. Agora, o novo Leaf responde a esse desafio com duas novas opções de bateria: 52 kWh (até 436 km WLTP) e 75 kWh (até 604 km WLTP).
Além disso, o carregamento rápido foi melhorado e agora permite recuperar até 417 km em apenas 30 minutos. Para quem, como eu, já ficou a olhar para o gráfico de temperatura da bateria a meio de uma viagem, saber que a gestão térmica foi aprimorada é uma excelente notícia.
Com efeito, o planeamento de rotas com carregadores é agora feito automaticamente através do Google Maps integrado.
Mais espaço, tecnologia e versatilidade
Apesar de mais compacto por fora (menos 13cm!), o novo Leaf oferece um interior espaçoso, com bagageira de até 437 litros e possibilidade de barras de tejadilho. O ambiente a bordo é bastante moderno, com acabamentos em preto ou branco e detalhes em roxo.


Além disso, as jantes até 19 polegadas proporcionam-lhe um visual mais arrojado. Os ecrãs duplos de 14,3 polegadas e o sistema Google integrado elevam o infoentretenimento a um novo patamar. De facto, o antigo sistema estava em muito ultrapassado.

Assim, é possível controlar navegação, climatização e multimédia em modo mãos-livres. O sistema de som BOSE Personal Plus, com altifalante no encosto de cabeça, promete uma experiência envolvente em cada viagem. Na versão anterior, o som era sem dúvida um ponto forte e agora só pode melhorar.
Condução mais envolvente e segura
O Leaf 2025 aposta numa condução confortável e segura. A plataforma CMF-EV, partilhada com o Ariya, garante melhor equilíbrio e controlo. Destaco o ProPILOT Assist com Navi-link, que adapta a velocidade e a trajetória em autoestrada – espero que com melhor precisão. E o e-Pedal Step, agora tem regeneração ajustável. Como alguém que se habituou rapidamente ao e-pedal do meu Leaf, sei o quanto esta funcionalidade muda a experiência de condução no dia a dia.

Adicionalmente, o novo modelo oferece monitorização 360º, visualização em tempo real da estrada e um conjunto completo de assistentes de segurança. Assim, cada viagem poderá ser ainda mais tranquila e segura.
A nostalgia de quem viveu o Leaf por dentro
Olho para o novo Leaf e vejo o reflexo de uma década de evolução. Recordo as minhas viagens diárias por Lisboa, os carregamentos na tomada de casa e a autonomia ideal para o quotidiano. O prazer de condução, o silêncio e a simplicidade do e-pedal foram marcantes.
Agora, o Leaf 2025 promete levar finalmente este icónico modelo elétrico a quebrar barreiras que, em 2019, pareciam intransponíveis. A autonomia, a rapidez de carregamento e a tecnologia que o equipam são respostas diretas às necessidades que senti ao longo de quatro anos de utilização.
Por fim, para quem, como eu, acompanhou o percurso desde dentro, é gratificante ver o modelo reinventar-se e lutar para manter o espírito inovador. Veremos o que o público acha desta nova versão do Nissan Leaf.
Via: Razão Automóvel