A Tesla prepara-se para dar um passo importante na expansão do Full Self-Driving (FSD) na Europa. De acordo com as decisões recentes da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), está prevista para 26 de setembro de 2025 a entrada em vigor de uma alteração regulatória. Esta mudança permitirá manobras autónomas iniciadas pelo sistema em autoestradas nos países aderentes à UNECE.
O que muda?
Até agora, a legislação europeia apenas permitia que o condutor confirmasse ou executasse manualmente cada manobra sugerida pelo sistema. Com a nova alteração, os veículos da Tesla poderão realizar ações como mudanças de faixa de forma autónoma em autoestrada. Ainda assim, o condutor continuará responsável pela supervisão constante. Desta forma, a experiência europeia torna-se mais próxima do que já está disponível na América do Norte e na China. Nestes mercados, o FSD Supervisionado permite uma condução bastante mais autónoma, tanto em autoestradas como em cidade.
Boas notícias mas queríamos mais…
Apesar deste avanço, a aprovação aplica-se apenas a autoestradas. Ou seja, funcionalidades como a condução autónoma em zonas urbanas, incluindo arranques a partir do estacionamento e navegação até ao destino final, continuarão indisponíveis na Europa, pelo menos por enquanto.
Obtém desconto na aquisição do teu Tesla! Usa o link de referência: https://www.tesla.com/pt_pt/referral/diogo11025
Além disso, a UNECE exige requisitos mais rigorosos de monitorização do condutor. Por esse motivo, avisos frequentes – como o conhecido “wheel nag” – deverão manter-se como parte da experiência.
Com efeito, a alteração à regulamentação foi adotada em março de 2025 durante o Fórum Mundial da UNECE. O procedimento habitual prevê um período de seis meses para eventuais objeções dos Estados-membros. Contudo, historicamente, 95% das alterações são aprovadas sem oposição. Assim, é esperado que os donos de Tesla na Europa poderão, em breve, usufruir de funcionalidades mais avançadas do FSD em autoestrada, caso tenham adquirido esse pacote.
Em suma, a aprovação das manobras autónomas em autoestrada é um avanço muito positivo para a mobilidade elétrica e para a condução autónoma na Europa. Embora ainda não tenhamos a implementação total do FSD, como por exemplo em ambiente urbano, este passo já é uma luz ao fundo do túnel. Por isso vamos acompanhar a evolução destas normas de segurança para que o FSD chegue finalmente a todos os condutores!
Via: Not a Tesla App


Parabéns pelo blog. Acompanho todas as publicações.
Em relação à notícia, quer dizer que basta ter o EAP (+3800€), e não o FSD (+7500€) para ter esse benefício de conduzir de forma autónoma em autoestrada. Certo?
Outra questão: é possível adquirir o EAP pós compra do veículo, ou tem que se adquirir antes da compra? Muda alguma coisa no hardware em relação ao autopilot básico?
Obrigado
Olá Fernando e obrigado pela simpáticas palavras! Eu não tiro essa elação com 100% de certeza, pois só é falado para o FSD. E também para gerir expectativas, se vier alguma coisa, será um ótimo bónus!
Sim, é possível adquirir o EAP após comprar o carro, pois ele já tem todo o hardware necessário para o FSD. Temos um vídeo onde mostro o processo da compra do EAP pela app: https://youtu.be/j8WL7DAvyXY