A Tesla estará a intensificar os seus esforços para introduzir o seu sistema Full Self-Driving (FSD) Supervised (Condução Autónoma Total Supervisionada) na Europa.
Obtém desconto na aquisição do teu Tesla! Usa o link de referência: https://www.tesla.com/pt_pt/referral/diogo11025
Isto porque a aprovação da tecnologia de condução autónoma na União Europeia tem-se revelado um processo complexo. A razão para isso deve-se à necessidade de cumprir regulamentos da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), que muitas vezes não acompanham o ritmo acelerado da inovação tecnológica.
Assim, segundo o utilizador do X @KRoelandschap, a Tesla parece estar a explorar uma solução alternativa: a obtenção de uma isenção ao abrigo do Artigo 39.º do Regulamento (UE) 2018/858.
Com efeito, este mecanismo permite a aprovação excecional de tecnologias inovadoras, como o FSD, que não cumprem integralmente as regulamentações existentes. Se bem-sucedida, a Tesla poderá implementar o FSD Supervised na Europa antes da atualização das normas de condução autónoma da UNECE. Deste modo, a empresa garante uma vantagem competitiva no mercado europeu.
Mas a aprovação ao abrigo do Artigo 39.º é provisória e depende da validação da segurança do FSD pela autoridade de aprovação de um Estado-Membro, provavelmente o RDW holandês, que trata das certificações da Tesla na UE. A Comissão Europeia deverá então autorizar a aprovação para toda a União Europeia. Uma vez concedida a aprovação, o Artigo 40.º garante que as regulamentações europeias e da UNECE serão atualizadas para incorporar permanentemente a automação semelhante ao FSD, o que abre caminho para a adoção legal a longo prazo.
Por fim e a confirmar-se esta estratégia, o muito aguardado FSD da Tesla ficará disponível primeiro nos Países Baixos, e posteriormente para os restantes membros da UE. Excelentes notícias, não concordam?
Imagem: Shop4Tesla