A Tesla tem dado alguns passos em direção a uma maior transparência e autonomia para os proprietários dos seus veículos. Agora, a empresa expande o seu catálogo de peças eletrónicas (EPC).
Inicialmente, o EPC da Tesla era limitado, permitindo apenas a compra de alguns itens básicos, como limpa para-brisas, filtros de ar, suportes de placas e baterias de baixa tensão, e apenas por empresas autorizadas, como por exemplo as oficinas.
Obtém desconto na aquisição do teu Tesla! Usa o link de referência: https://www.tesla.com/pt_pt/referral/diogo11025
No entanto, a Tesla reconheceu a necessidade de maior acesso e flexibilidade para os proprietários, e iniciou um programa piloto de vendas diretas de peças.
O programa permite que os clientes comprem diretamente peças online para o seu veículo, utilizando a sua conta Tesla, simplificando assim o processo que antes consistia em agendar serviços na rede de assistência Tesla, mesmo que pretendessem realizar a manutenção ou reparação por conta própria.
O catálogo EPC
Atualmente, o envio de peças está limitado aos Estados Unidos mas mais países deverão ser abrangidos em breve.
No EPC podemos encontrar um subconjunto de peças, como por exemplo o ecrã dianteiro e traseiro (em alguns modelos) do veículo e outros componentes similares. O catálogo está em constante expansão, e a Tesla promete adicionar mais peças no futuro.
Com efeito, nenhuma peça está disponível para o Cybertruck. Isso provavelmente se deve à fase inicial de produção do veículo e à limitada disponibilidade de peças específicas.
Poderá consultar o catálogo neste link.
O direito à reparação
Esta iniciativa da Tesla alinha-se com o movimento pelo “direito à reparação”, que defende o acesso dos consumidores às peças e informações necessárias para reparar seus próprios dispositivos.
Ao facilitar o acesso ao EPC e disponibilizar informações técnicas, a Tesla espera reforçar o compromisso com a transparência e com os direitos dos proprietários.
Via: Not a Tesla app