Quais os cuidados a ter com o Tesla em climas frios?

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Com a chegada do inverno, o frio começa a ser cada vez mais frequente. Por isso, é importante saber algumas boas práticas que devemos ter com o nosso Tesla para otimizar a sua utilização durante as baixas temperaturas.


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Aquecer o habitáculo e a bateria antes de conduzir

Se o veículo estiver exposto a neve ou gelo durante várias horas, é importante aquecer não só o habitáculo como a própria bateria do Tesla antes de iniciar viagem. Dessa forma, o carro irá otimizar a sua autonomia e performance, além de ajudar caso haja acumulação de neve e gelo, sobretudo nos puxadores das portas, vidros, os espelhos e os limpa-para-brisas.

Por outro lado, uma bateria fria irá limitar a eficiência da travagem regenerativa, pelo que pré aquecê-la prepara-a antecipadamente para um melhor desempenho neste campo.

Para isso, basta irmos no menu do carro em Controlos -> Programar e definir a hora que pretendemos começar a conduzir o veículo. A Tesla recomenda a ativação da climatização, pelo menos, 30 a 45 minutos antes da partida. Como dica recomendamos deixar o veículo a carregar, se possível, para que este procedimento não consuma bateria do veículo.

Desembaciar e Descongelar

Também podemos usar a aplicação para dispositivos móveis para ativar avulso o aquecimento e desembaciamento do carro. Essa opção encontra-se no menu Climatização -> Desembaciar Carro. Desta forma, não só os vidros como também os retrovisores do carro e a porta de carregamento serão aquecidos para desembaciar e descongelar, respetivamente.

No caso específico da porta de carregamento, se o sistema de aquecimento não funcionar, poderá destrancá-la de forma manual. Para isso é necessário consultar o manual do seu veículo Model 3, Model Y, Model S ou Model X.

Puxadores congelados

Com o frio extremo, pode ocorrer a formação de gelo nos puxadores das portas do Tesla, o que irá dificultar a sua abertura. Se isso acontecer, podemos usar a aplicação móvel para destrancar a porta do condutor.

Essa opção encontra-se num dos 4 atalhos de controlos, abaixo da imagem do veículo. Se não tiver essa opção configurada como um dos atalhos, basta deixar pressionado qualquer um dos atalhos para abrir o menu de personalização com todos os atalhos disponíveis, e selecionar “Destrancar Porta”.

Para quebrar e remover o gelo dos puxadores pretos do Model 3 ou Model Y, deverá efetuar os seguintes passos:

  1. Premir com alguma força a parte da frente do puxador da porta. Este irá inclinar ligeiramente para dentro para ajudar a quebrar o gelo.
  2. Abrir a porta como normalmente. Convém fazer estes passos algumas vezes para libertar qualquer gelo acumulado restante.

Se os puxadores forem prateados, é possível remover o gelo com algumas pancadas no puxador da porta utilizando a parte inferior do punho. Para isso, a Tesla recomenda premir com firmeza a parte mais atrás do puxador da porta para tentar abrir e depois, seguindo um padrão circular em redor do perímetro do puxador, utilizar a parte inferior do punho para dar pancadas ao seu redor para partir e soltar o gelo acumulado.

Após este procedimento, devemos apontar para a extremidade mais recuada da parte larga do puxador da porta e usar novamente a parte inferior do punho para dar pancadas no puxador. Podemos ir aumentando a intensidade das pancadas conforme necessário, repetindo estes passos até o gelo quebrar e podermos abrir o puxador da porta.

Espelhos retrovisores

Os retrovisores do carro podem acumular gelo enquanto este se encontra estacionado, o que pode impedir o rebatimento ou abertura destes.

Assim, é recomendado pela Tesla desativar a função de Rebatimento automático dos espelhos. Para isso, toque em Controlos > Rebatimento automático para desligar essa opção.

Limpa-vidros

Algo que podemos fazer para ajudar na descongelação do para-brisas é deixar os limpa-vidros na posição de manutenção, especialmente se prevemos que o carro irá acumular neve. Esse modo pode ser encontrado no menu Controlos -> Assistência -> Modo de manutenção de Limpa-Para-Brisas, conforme mostra o pequeno vídeo que publicamos no canal do YouTube do Long Range.

Na prática, isto vai levantar os limpa-vidros, facilitando o processo de descongelamento do para-brisas, pois além do desembaciamento do para-brisas (nº5 da imagem abaixo), poderá ativar o descongelamento do limpa-para-brisas caso o veículo tenha esta funcionalidade (nº3 da imagem abaixo).

Pneus e correntes

Por razões óbvias, a Tesla recomenda a utilização de pneus de inverno em condições de neve ou gelo. Além disso, as famosas correntes também fazem parte da equação, tendo a Tesla aprovado os seguintes modelos:

Model 3

  • Pneu 18” – König CG-9 102
  • Pneu 19” – König CG-9 103

Model Y

  • Pneu 19″/20″ – König XG-12 Pro size 252
  • Pneu 21” – König K-Summit XXL K66

Model S

  • Pneu 19” – König K-Summit XL K55 Max
  • Pneu 21” – não utilizar correntes

Model X

  • Pneu 20” – König K-Summit K67

É também importante manter um olho na pressão dos pneus, já que esta diminui em temperaturas ambiente frias. Os pneus irão perder um PSI por cada descida de 6 °C na temperatura exterior.

Em viagem

Como sabemos, existe um maior consumo de bateria em climas frios por forma a manter o habitáculo aquecido e a própria bateria do carro.

Uma dica para reduzir esse consumo é diminuir a temperatura de aquecimento do habitáculo e utilizar o aquecimento dos bancos, pois esta combinação terá um menor impacto na autonomia do veículo do que ter o habitáculo muito aquecido.

Outra dica para poupar bateria, e que serve em qualquer clima, é reduzir a velocidade de condução e evitar acelerações frequentes e rápidas.

Se porventura aparecer este indicador no ecrã, é porque a bateria encontra-se fria e parte da energia armazenada não está disponível, indicação essa que é apresentada a azul no indicador de bateria.

Assim, quando esta situação acontece, fatores como aceleração, carregamento e travagem regenerativa (conforme mencionado acima) podem ser limitadas. No entanto o ícone de floco de neve desaparece quando a bateria está suficientemente quente.

Estacionamento longa duração

Poderá acontecer termos que deixar o Tesla estacionado durante um longo período de tempo. Se isso for previsível acontecer, a Tesla recomenda ligar o veículo a um carregador para evitar a perda de autonomia e manter a bateria a uma temperatura ideal. Não há qualquer problema em manter o veículo ligado à corrente durante qualquer período de tempo.

Além disso, quando o Tesla não é utilizado, entra num modo de espera para conservar a energia.

Espero que estas dicas sejam úteis e proporcionem uma excelente experiência com o Tesla em ambientes frios!


Fonte: Tesla.com