Resultados Financeiros da Tesla 2T24: Queda dos lucros, “Modelo 2” em 2025, data do Robotaxi e mais

Share

A Tesla divulgou ontem os resultados financeiros do 2º trimestre de 2024, revelando ainda algumas novidades sobre inteligência artificial, robótica e novos veículos elétricos.

Lucro

Apesar de uma ligeira diminuição na margem operacional face ao ano anterior, a Tesla registou um lucro de 1.478 milhões de dólares (1.357 milhões de euros ao câmbio atual) no 2º trimestre de 2024, após custos de restruturação e outros encargos.

Ainda assim, este valor representa uma queda de 45% face aos 2.703 milhões de dólares obtidos no trimestre homólogo, o que causou bastante apreensão nos analistas. Estes esperavam lucros na ordem dos 1.705 milhões de dólares.

As receitas relativas aos veículos caíram 7%, para os 19.878 milhões de dólares, com as receitas somadas de todos os negócios a subirem 2% em relação ao 2º trimestre 2023, para os 25,5 mil milhões de dólares.

Tesla “Model 2” a caminho

O tão aguardado modelo da Tesla a um preço mais acessível, apelidada pela internet de “Model 2”, deverá ser revelada na primeira metade de 2025. Especula-se que o preço base desse veículo seja de $25,000 USD por forma a ser mais apetecível a um novo leque de consumidores.

Robotaxi com Nova Data

Tal como foi rumorado, Elon Musk confirmou na teleconferência de resultados que o tão esperado evento de apresentação do Robotaxi da Tesla terá lugar a 10 de outubro de 2024.

Futuro da Condução Autónoma Total (FSD)

O CEO da Tesla também mencionou o objetivo de implementar o FSD não supervisionado (Unsupervised FSD) algures entre o final de 2024 e o final de 2025. Mas o mais interessante para nós, europeus, é que a Tesla planeia introduzir o FSD v12.5 ou v12.6 na Europa, China e outros mercados até ao final deste ano.

Se assim for, este é definitivamente um passo significativo para regiões com acesso limitado ao FSD ou Autopilot.

Giga México em Espera

Os planos para a produção de veículos de próxima geração na recente anunciada fábrica Giga México estão suspensos devido às potenciais tarifas alfandegárias prometidas pelo candidato presidencial Donald Trump. A produção destes veículos será transferida para a Giga Texas.

Cronograma do Optimus

O robô humanoide Optimus teve o seu cronograma de produção redefinido. Algumas unidades de teste já se encontram em fase de desenvolvimento nas fábricas da Tesla. A produção limitada do Optimus V1 para uso interno terá início no início de 2025 na Giga Texas, seguida da resolução de eventuais problemas iniciais.

O Optimus V2, disponível para compra por entidades externas, deverá chegar ao mercado no início de 2026.

Tesla Energy em alta

A área de energia da Tesla registou o maior crescimento do trimestre, com aumentos na produção, receita e vendas em relação ao 1º trimestre. A fábrica de Megapacks em Lathrop continua a expandir a produção, enquanto a Mega Shanghai iniciou a construção.

A implementação de sistemas de armazenamento de energia estática duplicou no 2º trimestre face ao 1º trimestre, que já havia duplicado face ao ano anterior.


Via: Not a Tesla App, Teslarati e Jornal de Negócios