Um dos grandes benefícios de ter um Tesla é o facto do veículo vir equipado com uma série de câmaras. Esses dispositivos ajudam o condutor não só no seu dia-a-dia com as manobras, mas também ao servirem como Dashcam e câmaras de vigilância (mais conhecidas como Modo sentinela ou Tesla Sentry) durante o estacionamento.
Mas e se um dia tivermos um azar de chegarmos ao carro e este apresentar um risco ou uma pancada que aconteceu durante o estacionamento? Ou se tivermos um acidente em que claramente não somos culpados, mas a outra pessoa insistir que sim? Podemos usar as gravações do Modo Sentinela e/ou Dashcam como prova para efeitos de seguro? Foram precisamente estas questões que coloquei à gestora de conta de seguros.
Conclusão
A resposta da gestora da minha conta foi um inequívoco SIM. A única coisa que tem que ficar clara nas gravações é a matrícula do outro veículo por forma à seguradora poder apresentar a queixa contra o terceiro que causou o dano no veículo.
De resto, tanto em danos causados durante o estacionamento como durante a circulação com o Tesla, as gravações podem ser usadas como prova contra quem causou o estrago. E isto não é “na teoria”, pois durante o meu contacto a gestora de conta mencionou inclusivamente um caso concreto em que isso já aconteceu com um Tesla. Isto, claro, em Portugal.
Apesar de não ter colocado diretamente esta outra questão, deduzo que no caso de ser uma pessoa (e não um veículo) a causar dano diretamente ao Tesla, também seja possível utilizar a gravação como prova.
Ativar o modo Sentinela
Para ativar o modo Sentinela, basta no ecrã do carro ir a Controlos -> Segurança -> Modo Sentinela ou então através do Comando de Voz. Atenção que o Modo Sentinela só ficará ativo se o veículo tiver pelo menos 20% de bateria.
Também é possível ativar diretamente na aplicação Tesla para smartphone indo a Segurança e Condutores -> Modo Sentinela. Mas para isso, é necessário ter ativado primeiro a opção no menu do carro, em Controlos -> Segurança -> Ver Câmara ao Vivo via App Móvel.
Ativar a Dashcam
Já a Daschcam, que vai fazer as gravações durante a condução, pode ser ativada em Controlos -> Dashcam. Após a ativação, poderá escolher as seguintes opções:
- Auto: A Dashcam guarda automaticamente uma gravação quando deteta algo como uma colisão ou ativação de airbag.
- Manual: Temos de tocar manualmente no ícone da Dashcam para guardar uma gravação dos últimos dez minutos de vídeo.
- Ao buzinar: Podemos ativar esta opção em simultâneo com os modos Auto ou Manual.
Os menus podem variar consoante o modelo do veículo. O exemplo usado acima foi para o Tesla Model 3 2024. Mais informações disponíveis nos manuais do site da Tesla.
Conclusão: as leis em Portugal são uma comédia, pois é proibido filmar a via pública com o objetivo de vigilância, mas depois as imagens podem ser utilizadas… Não é que eu seja contra as filmagens, eu sou a favor das filmagens, com regras (como por exemplo ser proibido a sua publicação, servindo apenas como vigilância), mas a lei diz uma coisa, e depois a própria lei faz outra. Palhaçada