Fim do “Model 2”? Elon nega notícia e anuncia Tesla Robotaxi para 08 de agosto!

Share

As últimas 24 horas têm sido muito agitadas para os lados da Tesla! Depois de uma notícia publicada ontem, dia 05 de abril, pela Reuters que informava do fim dos planos por parte da Tesla de produzir o tão esperado “Model 2”, o CEO da Tesla publicou na rede social X que a Reuters “estava a mentir novamente”.

A publicação da Reuters informa que “a Tesla cancelou o carro barato há muito prometido com o qual os investidores contavam para impulsionar o seu crescimento e se tornar uma fabricante de mercado de massa, de acordo com três fontes familiarizadas com o assunto e mensagens da empresa vistas pela Reuters.”

Perante esta informação, Elon Musk não perdeu tempo a rejeitar a notícia.

Por outro lado, o utilizador o X Sawyer Merritt fez um comentário interessante e que mereceu uma “resposta” de Elon. Sawyer diz que na sua opinião, a Tesla apenas resolvou alocar mais recursos para o Robotaxi pelo ótimo feedback que a versão mais recente do Full-self Driving tem recebido dos utilizadores e que ambos os veículos – “Model 2” e o Robotaxi – partilham a mesma plataforma.

Em resposta, Elon publicou um olhar de… confirmação?

Com efeito, esta opinião de Sawyer não é de todo descabida. Em primeiro lugar porque, segundo a biografia autorizada de Elon Musk, escrita por Walter Isaacson, o próprio Model Y já era para ter sido um veículo totalmente autónomo se dependesse apenas da vontade de Elon Musk. Porém, os engenheiros da Tesla conseguiram convencer o seu CEO a adiar o projeto. E em segundo lugar, a biografia confirma que o “Model 2” e o Robotaxi vão partilhar a mesma plataforma, com a diferença a residir apenas no facto de um modelo ter volante e pedais (Model 2) e o outro não (Robotaxi).

Desta forma, é bastante aceitável assumir que a vontade de Elon seja de voltar a focar-se no veículo 100% autónomo (Robotaxi) e deixar “em pausa” o modelo de baixo custo da Tesla, mas não cancelando o projeto. Com a competição feroz vinda da China, apresentando preços muito competitivos, pode ser uma decisão sensata a da Tesla em apresentar algo “diferente”.

Por fim, surge então na rede X o tweet de Elon Musk a confirmar a apresentação do Robotaxi para o próximo dia 08 de agosto.

Imagino o reboliço que vai para os lados da Tesla, com este anúncio (que acredito ser) inesperado do próprio CEO. Assim, agosto será um mês de expectativa para ver o que a Tesla anuncia, não só por causa do carro mas sobretudo pelo modelo de negócio que estará subjacente ao veículo.

Algum palpite por esses lados?