DdB Diogo #04 – Levantamento do Tesla Model 3 na Rodo Cargo

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Finalmente chegou o dia de ir buscar o meu novo Tesla Model 3! O processo de levantamento foi muito organizado e eficiente, e fiquei impressionado com a rapidez do processo.

O meu levantamento estava originalmente marcado para dia 25 de março às 17:00 na Rodo Cargo, uma enorme base logística no Carregado. Porém, consegui entrar em contato com o Delivery Manager da Tesla na véspera que confirmou a possibilidade de antecipar em algumas horas a entrega. Ao chegar à Rodo Cargo, passei por vários camiões estacionados na estrada já perto da entrada, cheios de Teslas prontos para serem descarregados, conforme mostra o vídeo abaixo.

Dentro do local, havia uma zona dedicado à entrega de Teslas. Naquele momento estavam cerca de 15 Teslas estacionados com os quatro piscas ligados, prontos para serem entregues. Havia também um pequeno contentor tipo pré-fabricado, onde é feito o atendimento. Ainda assim, o local até era bastante acolhedor, com café e sofás para ajudarem na espera.

Atendimento e Entrega do Tesla

A primeira coisa que temos de fazer quando chegamos ao local é digitalizar um código QR com o smartphone. Um formulário online é aberto no navegador do dispositivo onde apenas temos que inserir o nosso nome, numa espécie de check-in. Depois é só esperar que nos chamem pelo nome.

O processo de atendimento foi bastante organizado e rápido. Os colaboradores da Tesla responsáveis pelo atendimento fazem e dizem exatamente as mesmas coisas a todos os clientes. Deste modo, o processo não demora mais de 10 minutos por cliente – desde que apresentam toda a documentação já pronta, claro. Quando cheguei, o meu carro ainda não estava no parque de entrega. Porém, reparei que a cada 5/10 minutos aproximadamente, um funcionário da Tesla trazia novos carros para o parque. Passado algum tempo, vi finalmente o meu carro a chegar!

Quando chegou a minha vez, demorei uns 15/20 minutos a concluir o processo, pois além de levantar o Tesla, ia entregar o meu Nissan Leaf como retoma, o que exigiu alguma burocracia adicional. Estes foram alguns dos documentos necessários para o processo:

  • Comprovativo de Seguro do Tesla
  • Requerimento de Registo Automóvel enviado previamente pela Tesla – os dados relativos ao vendedor (Tesla) já estavam pré-preenchidos. Assim, preenchi previamente os meus dados (comprador) e deixei para assinar presencialmente na entrega
  • Cartão de Cidadão
  • Documento Único Automóvel (DUA) do Nissan Leaf
  • Documento da Inspeção do Nissan Leaf (veículo com quase 5 anos e, por isso, já com inspeção feita)
  • Chaves do Nissan Leaf

Com efeito, todo o processo é bastante impessoal e, por isso, diferente do habitual quando vamos buscar um carro novo. É literalmente sempre a aviar. Adicionalmente, pareceu-me que um dos funcionários presentes e que não estava a fazer o atendimento seria a pessoa que nos ajudaria caso precisássemos esclarecer alguma dúvida sobre o carro. Aliás, eu já tinha visto esse funcionário – um vendedor – no Service Center de Belas.

Por fim, com tudo tratado, recebi a “Declaração de Venda e Notificação ao IMT” – válida por 60 dias até chegar o DUA – e as duas chaves-cartões do Tesla. Fiz uma inspeção visual ao carro – exterior e interior – e como estava tudo OK, entrei no carro e fiz-me à estrada, regressando a Lisboa.