Ddb Miguel #03 – Tesla Model 3 SR+ A revisão antes dos 80.000 km

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Todos os carros Tesla têm uma Garantia Limitada de Veículo Novo, como podem ler aqui. Mas em que consiste esta garantia? A mesma é composta por Garantia Limitada de Veículo Básico, Garantia Limitada do Sistema de Retenção Suplementar e a Garantia da Bateria e Unidade de Acondicionamento.

A primeira – Garantia Limitada de Veículo Básico – cobre o carro durante 4 anos ou 80.000 km, dependendo do que ocorra primeiro. Já a Garantia do Sistema de Retenção Suplementar tem um prazo ligeiramente superior de 5 anos ou 100.000 km – consoante o que ocorrer primeiro.

No entanto, como estamos a falar de um carro elétrico, a sua bateria e unidade de acondicionamento são um componente bastante importante. Por isso, a Tesla oferece um prazo ainda maior, dependendo do modelo mas que tenha, pelo menos, 70% de retenção da capacidade da bateria durante o período da garantia.

Para o Model S ou Model X, a garantia é de 8 anos ou 240.000 kms. No que toca ao Model 3 e Model Y (Performance ou o Long Range), a garantia é de 8 anos ou 192.000kms e para a versão de tração traseira, os 8 anos mantêm-se mas passa para os 160.000kms.

O meu Tesla Model 3 SR+ tem 3 anos e está perto dos 80.000kms, pelo que a Garantia Limitada de Veículo Básico está prestes a terminar. Por isso, decidi marcar uma revisão para verificar se está tudo bem para mitigar surpresas após a garantia terminar.

O processo é o mesmo que relatei no Diário de Bordo #02: fiz a marcação na app da Tesla, recebi a estimativa, aceitei e ficou marcado para o dia 21 de Março. Na estimativa, como podem verificar, vem o check-up que pedi mas também a troca de uns sensores que estariam identificados para serem trocados sobre o período de garantia.

No dia da revisão cheguei um pouco mais cedo ao Tesla Service Center em Belas – cerca de 45min antes da hora marcada, 08:30. Por esse motivo, esqueci-me de colocar a carregar no Lidl que está mesmo ao lado, mas ainda bem (como mais à frente verão).

Quando chegou a hora, o portão número 1 (destinado ao serviço de reparação) já estava aberto. Entrei, estacionei e na aplicação Tesla iniciei a reparação ao carregar no “Iniciar Entrega”. É-nos informado para retirarmos o pin de condução, caso esteja ativo, e podemos ir embora – antes confirmei com um funcionário se era necessário deixar o cartão-chave, ao qual ele disse que não e que quando terminassem, recebia uma chamada.

Durante a reparação é possível verificar na app da Tesla a hora prevista para terminar o serviço, assim como acompanhar o progresso de cada intervenção. No entanto, pelas 09:30, recebi uma chamada da Tesla a dizer que necessitavam de trocar, ao abrigo da garantia, os braços da suspensão da frente e as mangas do eixo traseiro, necessitando assim de estender a duração da intervenção. Aceitei – obviamente – e a hora prevista para terminar passou para as 14:00.

A aplicação também foi atualizada e já era possível verificar o progresso da nova intervenção.

Pelas 11:45, recebi a notificação na aplicação e um telefonema da Tesla a avisar que a intervenção tinha terminado e que podia ir buscar o carro quando quisesse. Perguntei se era possível ir buscar mais tarde, ao que referiram que sim desde que fosse antes da hora de fecho, 18:30. Para meu espanto (se calhar até é prática comum), foram estacionar o meu Tesla e colocaram-no a carregar (gratuitamente). Quando o fui buscar, já tinha 98% (parei um pouco antes de chegar)!

Pelas 17:00, cheguei ao Tesla Service Center em Belas e desloquei-me ao piso -1, onde o funcionário da Tesla entregou a folha de tudo o que tinham verificado – estava tudo OK – e as respetivas intervenções que tinham feito. Assim, paguei pela aplicação Tesla via Apple Pay e um funcionário veio trazer-me o carro. Na aplicação dei como “Veículo Entregue”, seguindo assim viagem até à Abrantes.

Um check-up em boa altura, pois acabou-se por fazer intervenções necessárias ao abrigo da garantia, especialmente os braços da suspensão que já estavam mesmo a necessitar de substituição (em calçada, o barulho seco, a baixas velocidades, já me deixava de pé atrás). Se tivesse de fazer a substituição dos braços da suspensão fora do período de garantia, de certeza que o valor não ia ser os 67,65€.

Por fim, o serviço foi rápido, muito em conta, transparente e simples. É de louvar a simplicidade de deixar o veículo, já com a estimativa de quanto vamos pagar, e receber todo o feedback pela aplicação ou chamada, se necessário.

Próxima intervenção: provavelmente rodar os pneus traseiros para a frente e vice-versa (faltam 4.000 km)