A Peugeot revelou a sua terceira geração do popular SUV 3008, que apresenta uma transformação radical em termos de design, tecnologia e motorização. A grande novidade é a introdução da versão 100% elétrica “e-3008”, que promete revolucionar o segmento com a combinação de conforto, qualidade de construção e autonomia.
Design futurista e interior inovador
O novo e-3008 ostenta uma silhueta de Fastback1, como a Peugeot se fartou de mencionar, elegante e moderna, distanciando-se do tradicional “SUV-Coupé”. O interior também foi completamente renovado, mantendo o conceito i-Cockpit da Peugeot, mas agora com um painel curvo de 21 polegadas, chamado Panoramic i-Cockpit. O i-Toggles, que está presente no atual 308, encontra-se sobre a consola central, permitindo assim configurar os botões táteis para as funções mais utilizadas. O capô não conta com qualquer compartimento, o que é pena, mas a bagageira tem uns generosos 520 litros, o que deverá chegar para as viagens mais longas.
Desempenho ágil e confortável
O Peugeot e-3008, mesmo com um peso de 2183 kg, mostra-se ágil e responsivo na estrada, proporcionando uma experiência de condução suave e confortável, segundo o feedback de quem já testou o carro. Tem uma aceleração de 8.7s dos 0-100km/h, que apesar de não ser impressionante para um elétrico, deverá ser suficiente para o público-alvo mais familiar do novo e-3008. A reposta ao acelerador (entrega de binário) é progressiva e suave.
Opções de motorização para todos os gostos
As opções elétricos para o novo e-3008 são três: Eletric 210, Eletric 230 Long Range e Eletric 320 Dual Motor AWD.
Eletric 210 | Eletric 230 | Eletric 320 | |
Autonomia | 525 km | 700 km | 525 km |
Bateria | 73 kWh | 98 kWh | 73 kWh |
Potência | 213 cv | 231 cv | 326 cv |
A Peugeot também vai disponibilizar versões com motores a combustão e híbridos.
Preço competitivo e chegada a Portugal em breve
O preço do e-3008 começa nos 46.150 euros e já está disponível para encomenda, com as primeiras unidades a chegarem em Maio deste ano.
O novo e-3008 tem algumas características para se tornar uma das referência no segmento de SUVs elétricos. Com o seu design inovador e arrojado, interior tecnológico, uma autonomia em linha com a concorrência e preço competitivo (excepto vs Tesla), este modelo promete conquistar os consumidores que procuram uma alternativa a motores de combustão e híbridos.
No entanto, se adicionarmos alguns extras na versão Alure (VisioPark 360º, sensores de estacionamento dianteiros, cruise control adaptativo vigilância de ângulo morto, bomba de calor, ecrã panorâmico de 21 polegadas, i-Toggles, navagação conectada, tomadas USB-C traseiras e carregamento por indução) o valor já ascende a 49.150 euros, ficando assim 4.160 euros mais caro que o Tesla Model Y (sem contar com o Autopilot que está presente em todos os modelos, a rede de super carregadores e a descomplicada manutenção que a Tesla sugere, como podes ver no meu anterior Diário de Bordo).
O novo e-3008 certamente que irá competir com as outras marcas mas ainda está longe do preço apelativo que a Tesla apresenta para o Model Y.
1 – Um “SUV-Fastback” significa que a linha do tejadilho só começa a descer depois dos lugares traseiros e não após o pilar B, como um “SUV-Coupé”