Ddb Miguel #02 – A primeira revisão

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A Tesla não tem qualquer manutenção obrigatória associada aos seus carros mas sim uma recomendação de manutenção, tendo em conta um intervalo de tempo ou de quilómetros, como podem ver aqui e aqui.

Em resumo, a Tesla aconselha a trocar o filtro do habitáculo a cada 2 anos (Model 3 e Model Y) ou 3 anos (Model S e Model X). Se o vosso carro tiver filtro de partículas de alta eficiência (HEPA) é aconselhável trocar de 3 em 3 anos. E A/C? A Tesla sugere trocar o saco dessecante do A/C a cada 4 anos (Model Y e Model 3 com bomba de calor, sem bomba de calor é 6 anos) e 3 anos (Model S e Model X mas pode depender do ano de fabrico).

No que toca a travões, é recomendável verificar o líquido dos travões a cada 4 anos e trocar se for necessário, no entanto, devido à regeneração da bateria (ou seja, a pouca utilização dos travões) o necessário mais provável é que o líquido esteja impecável.

Como base no que escrevi acima e o facto de o Tesla ser de 2021 (ou seja, já tinha 2 anos), decidi pela aplicação Tesla pedir assistência para verificarem o estado dos filtros. Bastou seleccionar a opção Assistência na aplicação da Tesla e marcar um serviço, descrevendo o que pretendia.

Passado pouco tempo, recebi a proposta* e o valor por parte da Tesla:

*a primeira incluía a mudança de escovas do limpa para-brisas mas pedi para retirar, pois são mais baratas na Amazon.

Dado que a manutenção seria em Abrantes, ou seja, uma assistência móvel, não achei o valor caro e decidi aceitar. Com o dia marcado, foi só aguardar que o funcionário da Tesla chegasse no seu Model S, devidamente alterado para o efeito. Super simpático, sempre preocupado se tinha alguma dúvida ao mesmo tempo que mudava o filtro do habitáculo e verificava o líquido dos travões (como novo). Um serviço premium, pois nem precisei de me deslocar a Belas (o Service Center mais perto de Abrantes) mas também muito prestável e atencioso em explicar tudo o que estava a fazer, assim como possíveis dúvidas que tivesse com o carro.

Por fim, a última sugestão por parte da Tesla é a rotação dos pneus dianteiros com os pneus traseiros e o seu alinhamento para garantir um desgaste uniforme a cada 10.000 km.

Quando comprei o Tesla, o anterior dono não tinha feito a rotação, como tal, deixei ficar o setup atual até os mesmos ficarem para lá do aceitável, garantido assim que daqui para a frente eu faria a rotação e alinhamento. Em Dezembro de 2023, troquei de pneus (Hank) e fiz a rotação entre dianteiros e traseiros.

Após fazerem a mudança de pneus ou a rotação, no menu de Veículo -> Assistência, no canto superior direito é indicado quantos kms já fizeram com o setup atual e assim terem a noção quando têm de voltar a rodar.

No próximo Diário de Bordo, o assunto também será em redor da manutenção de um Tesla Model 3, por isso fiquem atentos!