DdB Diogo #01 – Encomendei o Tesla Model 3

Share

A experiência Nissan Leaf

A primeira vez que conduzi um veículo elétrico foi através de aluguer via a antiga app DriveNow em 2017. Na altura apenas tinha disponível para aluguer veículos BMW i3. Mas a paixão por VE foi imediata. A “potência silenciosa” deixou-me de boca aberta e percebi que mais cedo ou mais tarde teria que ser dono de um carro com estas características.

Foi então que em 2019 tive a oportunidade de me estrear no mundo dos elétricos com aquele que era talvez o carro mais popular do segmento na altura: o Nissan Leaf. A experiência não podia ter sido melhor, fiquei rendido e relatei a experiência ao fim de quatro anos neste artigo.

Porquê a Tesla

O “bichinho” da tecnologia começou a manifestar-se em mim desde cedo. O incrível mundo de gravar programas da TV numa cassete, o Gameboy, o computador com ecrã a preto e cor-de-laranja, e a paixão pelos produtos da Apple mais recentemente ditaram a minha tendência geek. Este último fez inclusivamente criar o meu primeiro projeto online em 2014, o blog Kioske da Maçã.

Por isso, não havia muito a fazer assim que vi a quantidade incrível de ecrãs e tecnologia que a Tesla estava a colocar no seu Model S, e a partir daí comecei a acompanhar com mais atenção Elon Musk e companhia.

Eis se não quando a Tesla anuncia um novo modelo com preço previsto de 35 mil dólares, o Model 3. E a partir desse momento, comecei a ter a esperança de um dia ser o felizardo dono de um. Assim, quando a oportunidade surgiu, nem pensei duas vezes. A quantidade de tecnologia, o ecrã gigante, a aceleração incrível, a eficiência tremenda e a grande evolução na qualidade de construção, tudo isto por 39.990€, fazem todo o sentido na minha cabeça.

Por isso, e depois de dois alugueres de 24 horas em 2022 e 2023, fiz a encomenda no dia 15 de fevereiro de 2024.

A encomenda online

Até no processo de encomenda a Tesla tinha de ser diferente. Encomendar um carro online é muito esquisito, mas como um verdadeiro geek, acabou por ser algo natural.

Porém, estava com uma dúvida no que diz respeito ao interior do modelo que ia encomendar: todo preto ou branco e preto? Por isso decidi ir até ao Tesla Center em Belas, pois foi-me dito que haveria um Model 3 em exposição (na realidade para era um veículo de test-drive) com o interior em branco. E de facto o interior em branco é incrível, dá uma nova dimensão ao veículo, um ar ainda mais futurista, tudo o que um geek poderia querer! Sim, eu sei que vou ter um grande desafio em manter o inteiror limpo, nomeadamente os bancos. Mas para mim, o design mais apelativo deste interior justifica o “esforço” e investimento.

Foi então que aproveitei o facto de estar no Tesla Center e fiz lá diretamente a encomenda com um Tesla Sales Advisor – obrigado Francisco Cardoso pela tremenda simpatia e disponibilidade! Claro que a encomenda foi… online, através de um PC do vendedor, mas o processo é bastante simples, consistindo basicamente em preencher campos.

Dica: os campos com datas devem ser colocados em formato “americano”, ou seja, MM/DD/AAAA, caso contrário pdoerá dar erro ao submeter o formulário.

O Tesla

Tendo em conta que 90% da minha condução é em cidade, o modelo base é mais que suficiente para as minhas necessidades. Algo que até poderá mudar com a compra do Tesla…

Assim, este foi o modelo que encomendei:

  • Tesla Model 3, tração traseira
  • Pintura branco pérola
  • Jantes Photon de 18″
  • Interior preto e branco Premium
  • Autopilot

Prazo de entrega

Antes de iniciar a encomenda, o prazo estimado de entrega era de 2 a 5 semanas, mas percebi logo que esse prazo podia atrasar uma vez que o modelo exato que pretendia não havia em stock (o que a Tesla chama no site de veículos pré-configurados).

Com efeito, após fazer a encomenda, o intervalo de datas para a entrega do carro era de 13 a 27 de março, ou seja, mais para o fim da previsão inicial. Passado mais alguns dias, a encomenda foi atualizada com um dia concreto de levantamento: 25 de março. A concretizar-se, será uma espera de 5 semanas e meia, bastante razoável para a entrega de um carro nos dias de hoje.

Curiosamente assim que fiz a encomenda, o vendedor informou-me que já tinha VIN atribuido. No entanto, só em março (quase duas semanas depois) é que apareceu tanto na app como na área pessoal via site. Entretanto também recebi um SMS a informar que a Tesla ainda não tinha recebido o pagamento. O vendedor disse-me que era um procedimento automático e que poderia fazer o pagamento mais para a frente, mas resolvi deixar já tudo tratado para não ter problemas aquando o levantamento do veículo.

Por fim, só me resta esperar mas até lá, ainda há todo um preparativo para tratar, nomeadamente da instalação de um Wall Connector na garagem (box), algo que irei tratar num próximo artigo!